ANÁLISES CLÍNICA E SAÚDE PÚBLICA
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
OBJECTIVOS:
Atribui-se a maior importância a esta prova, na perspectiva de que um candidato ao ensino superior deve ser capaz de interpretar o que lê e desenvolver as ideias que apreende, ou as suas próprias, sem o que terá poucas hipóteses de êxito no percurso do ensino superior.
TÓPICOS:
Atribui-se a maior importância ao exame de acesso em língua português na perspectiva de que o aluno universitário deve ser capaz de interpretar o que lê e desenvolver as ideias que aprende, os as suas próprias, sem que te terá poucas hipóteses de êxito no percurso do ensino superior.
Esta visa selecionar aqueles que através de prestação de prova demonstrem possuir os conhecimentos e capacidades mínimas exigidas para o engregresso no curso superior tais como:
– Capacidade de leitura crítica, interpretação e compreensão de textos escritos;
– Capacidade de reflexão, de organização mental, argumentação e de exposição escrita;
– Conhecer a língua portuguesa e as regras de produção oral e escrita.
MODALIDADE, APLICAÇÃO E AVALIACÃO
O exame de acesso em língua portuguesa compreenderá uma prova escrita, com a duração de 90 minutos, cotada de 0-20 valores.
TÓPICOS PARA A PREPARAÇÃO DO TESTE
A língua é um idioma, algo que cada povo utiliza para se comunicar. É um sistema gramatical pertencente a um grupo de indivíduos. A Língua Portuguesa é o código que nós utilizamos para nos comunicar; para tal, precisa ser conhecida e dominada para facilitar a interação comunicativa entre os seus falantes.
Nesta perspetiva, e de modos a favorecer ao candidato a tarefa complexa de realização de uma prova de exame, apresentamos os seguintes temas para a prova de acesso:
1. Fonética e fonologia
1.1. Classificação dos sons: vogal, semivogal e consoante
1.2. Sílaba e acento
2. Sintaxe
2.1. Frase
2.2. Frase e oração
2.3. Frase simples e frase complexa
2.4. Funções sintáticas:
a) Sujeito e predicado
b) Tipos de sujeitos
c) Outros elementos da oração
3. Morfologia
a) Artigos, substantivos, adjetivos, advérbios, modos verbais;
b) Processos morfológicos de formação de palavras: derivação e composição
c) Relações de sentido entre as palavras: sinonímia, antonímia, polissemia, famílias de palavras;
4. Tipos e formas de textos
4.1. Técnicas de interpretar um texto
Obs: Leitura recomendada:
1. Conteúdos dos programas oficiais em vigor para a Disciplina de Língua Portuguesa: 10ª, 11ª e 12ª classes;
2. Gramática da Língua Portuguesa atualizada;
3. Prontuários e dicionários de língua portuguesa
DISCIPLINA: QUIMICA
OBJECTIVOS:
• Descrever os conceitos básicos de Química, para despertar nos alunos o conhecimento relacionado aos temas em questão, de modo a atingirem o desejado;
• Despertar nos alunos interesse pela disciplina, e a importância da mesma no percurso da formação.
TEMAS:
1- TABELA PERIÓDICA E PROPRIEDADES PERIÓDICAS
2- EQUAÇÕES QUÍMICAS
2.1- SIGNIFICADO DAS EQUAÇÕES QUÍMICAS
2.2- APRESENTAÇÃO DAS EQUAÇÕES QUÍMICAS
2.3- ACERTO DE EQUAÇÕES
2.4- REAÇÕES COMPLETAS E INCOMPLETAS
3- CINÉTICA QUÍMICA
3.1- FACTORES QUE INFLUENCIAM A VELOCIDADE DE UMA REAÇÃO
4- O ÁTOMO
4.1- SEMELHANÇA ATÓMICA
5- MECÂNICA QUÂNTICA
5.1- NÚMEROS QUÂNTICOS
6- CONFIGURAÇÃO ELETRÓNICA
6.1- DISTRIBUIÇÃO ELETRÓNICA
7 -INTRODUÇÃO À QUÍMICA ORGÂNICA
7.1- CARACTERISTICAS DAS SUBSTÂNCIAS ORGÂNICAS
7.2- HIDROCARBONETOS ALIFÁTICOS
Bibliografia:
GEPEQ – Introdução e Transformações. Química – Ensino Médio. Vol. 1,2,3. Ed. Edusp, 1999.
INIDE- MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, programa de química 10ª classe 2º Ciclo do Ensino Secundário,2008
INIDE- MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, programa de química 11ª classe 2º Ciclo do Ensino Secundário,2008
INIDE- MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, programa de química 12ª classe 2º Ciclo do Ensino Secundário,2008
CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
OBJECTIVOS:
Atribui-se a maior importância a esta prova, na perspectiva de que um candidato ao ensino superior deve ser capaz de interpretar o que lê e desenvolver as ideias que apreende, ou as suas próprias, sem o que terá poucas hipóteses de êxito no percurso do ensino superior.
TÓPICOS:
Atribui-se a maior importância ao exame de acesso em língua português na perspectiva de que o aluno universitário deve ser capaz de interpretar o que lê e desenvolver as ideias que aprende, os as suas próprias, sem que te terá poucas hipóteses de êxito no percurso do ensino superior.
Esta visa selecionar aqueles que através de prestação de prova demonstrem possuir os conhecimentos e capacidades mínimas exigidas para o engregresso no curso superior tais como:
– Capacidade de leitura crítica, interpretação e compreensão de textos escritos;
– Capacidade de reflexão, de organização mental, argumentação e de exposição escrita;
– Conhecer a língua portuguesa e as regras de produção oral e escrita.
MODALIDADE, APLICAÇÃO E AVALIACÃO
O exame de acesso em língua portuguesa compreenderá uma prova escrita, com a duração de 90 minutos, cotada de 0-20 valores.
TÓPICOS PARA A PREPARAÇÃO DO TESTE
A língua é um idioma, algo que cada povo utiliza para se comunicar. É um sistema gramatical pertencente a um grupo de indivíduos. A Língua Portuguesa é o código que nós utilizamos para nos comunicar; para tal, precisa ser conhecida e dominada para facilitar a interação comunicativa entre os seus falantes.
Nesta perspetiva, e de modos a favorecer ao candidato a tarefa complexa de realização de uma prova de exame, apresentamos os seguintes temas para a prova de acesso:
1. Fonética e fonologia
1.1. Classificação dos sons: vogal, semivogal e consoante
1.2. Sílaba e acento
2. Sintaxe
2.1. Frase
2.2. Frase e oração
2.3. Frase simples e frase complexa
2.4. Funções sintáticas:
a) Sujeito e predicado
b) Tipos de sujeitos
c) Outros elementos da oração
3. Morfologia
a) Artigos, substantivos, adjetivos, advérbios, modos verbais;
b) Processos morfológicos de formação de palavras: derivação e composição
c) Relações de sentido entre as palavras: sinonímia, antonímia, polissemia, famílias de palavras;
4. Tipos e formas de textos
4.1. Técnicas de interpretar um texto
Obs: Leitura recomendada:
1. Conteúdos dos programas oficiais em vigor para a Disciplina de Língua Portuguesa: 10ª, 11ª e 12ª classes;
2. Gramática da Língua Portuguesa atualizada;
3. Prontuários e dicionários de língua portuguesa
DISCIPLINA: HISTÓRIA
OBJECTIVOS:
• Propiciar aos alunos a possibilidade de sistematizarem, aprofundarem e alargarem os seus conhecimentos de História Geral, contemplando África, Europa, América e Ásia, tendo como foco uma aprendizagem activa, crítica e reflexiva.
TEMAS:
1. A Idade Média: Principais acontecimentos da Baixa Idade Média e as principais classes sociais;
2. A Época Moderna: A Reforma Religiosa;
3. Queda do Sistema Feudal;
4. O Iluminismo e seus principais percursores;
5. 1ª e 2ª guerra mundial: Causas e consequências;
6. A independência dos países africanos;
7. A situação de Angola de 1975 /2022 e os principais acontecimentos.
Bibliografia:
ARON, Raymond. Paz e Guerra entre as Nações, 2.ª edição, Editora Universidade de Brasília, Brasília, 2002
CHAUNU, Pierre, A Civilização da Europa Clássica, 2 vols., Lisboa, Estampa, 1987. A Civilização da Europa das Luzes, 2 vols., Lisboa, Estampa, 1985.
ESPINOSA, Fernanda, Antologia de Textos Históricos Medievais, 3.ª edição, Lisboa, Sá da Costa, 1981.
MOLAS I RIBALTA, Pere, Manual de Historia Moderna, Barcelona, Ariel, 1993. MOURRE, Michel, Dicionário de História Universal, 3 vols., Porto, Asa, 1998.
PAREDES, Javier, Historia Universal Contemporânea, 2 vols., Barcelona, Ariel, 1999
VISENTINI, Paulo Fagundes. Manual do candidato : história mundial contemporânea (1776- 1991) : da independência dos Estados Unidos ao colapso da União Soviética / 3. ed. rev. atual. – Brasília.
CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
(Português, História e Ciências Sociais)
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
OBJECTIVOS:
Atribui-se a maior importância a esta prova, na perspectiva de que um candidato ao ensino superior deve ser capaz de interpretar o que lê e desenvolver as ideias que apreende, ou as suas próprias, sem o que terá poucas hipóteses de êxito no percurso do ensino superior.
TÓPICOS:
Atribui-se a maior importância ao exame de acesso em língua português na perspectiva de que o aluno universitário deve ser capaz de interpretar o que lê e desenvolver as ideias que aprende, os as suas próprias, sem que te terá poucas hipóteses de êxito no percurso do ensino superior. Esta visa selecionar aqueles que através de prestação de prova demonstrem possuir os conhecimentos e capacidades mínimas exigidas para o engregresso no curso superior tais como:
– Capacidade de leitura crítica, interpretação e compreensão de textos escritos;
– Capacidade de reflexão, de organização mental, argumentação e de exposição escrita;
– Conhecer a língua portuguesa e as regras de produção oral e escrita.
MODALIDADE, APLICAÇÃO E AVALIACÃO
O exame de acesso em língua portuguesa compreenderá uma prova escrita, com a duração de 90 minutos, cotada de 0-20 valores.
TÓPICOS PARA A PREPARAÇÃO DO TESTE
A língua é um idioma, algo que cada povo utiliza para se comunicar. É um sistema gramatical pertencente a um grupo de indivíduos. A Língua Portuguesa é o código que nós utilizamos para nos comunicar; para tal, precisa ser conhecida e dominada para facilitar a interação comunicativa entre os seus falantes.
Nesta perspetiva, e de modos a favorecer ao candidato a tarefa complexa de realização de uma prova de exame, apresentamos os seguintes temas para a prova de acesso:
1. Fonética e fonologia
1.1. Classificação dos sons: vogal, semivogal e consoante
1.2. Sílaba e acento
2. Sintaxe
2.1. Frase
2.2. Frase e oração
2.3. Frase simples e frase complexa
2.4. Funções sintáticas:
a) Sujeito e predicado
b) Tipos de sujeitos
c) Outros elementos da oração
3. Morfologia
a) Artigos, substantivos, adjetivos, advérbios, modos verbais;
b) Processos morfológicos de formação de palavras: derivação e composição
c) Relações de sentido entre as palavras: sinonímia, antonímia, polissemia, famílias de palavras;
4. Tipos e formas de textos
4.1. Técnicas de interpretar um texto
Obs: Leitura recomendada:
1. Conteúdos dos programas oficiais em vigor para a Disciplina de Língua Portuguesa: 10ª, 11ª e 12ª classes;
2. Gramática da Língua Portuguesa atualizada;
3. Prontuários e dicionários de língua portuguesa
CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
(Matemática e Ciências Natureza)
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
OBJECTIVOS:
Atribui-se a maior importância a esta prova, na perspectiva de que um candidato ao ensino superior deve ser capaz de interpretar o que lê e desenvolver as ideias que apreende, ou as suas próprias, sem o que terá poucas hipóteses de êxito no percurso do ensino superior.
TÓPICOS:
Atribui-se a maior importância ao exame de acesso em língua português na perspectiva de que o aluno universitário deve ser capaz de interpretar o que lê e desenvolver as ideias que aprende, os as suas próprias, sem que te terá poucas hipóteses de êxito no percurso do ensino superior. Esta visa selecionar aqueles que através de prestação de prova demonstrem possuir os conhecimentos e capacidades mínimas exigidas para o engregresso no curso superior tais como:
– Capacidade de leitura crítica, interpretação e compreensão de textos escritos;
– Capacidade de reflexão, de organização mental, argumentação e de exposição escrita;
– Conhecer a língua portuguesa e as regras de produção oral e escrita.
MODALIDADE, APLICAÇÃO E AVALIACÃO
O exame de acesso em língua portuguesa compreenderá uma prova escrita, com a duração de 90 minutos, cotada de 0-20 valores.
TÓPICOS PARA A PREPARAÇÃO DO TESTE
A língua é um idioma, algo que cada povo utiliza para se comunicar. É um sistema gramatical pertencente a um grupo de indivíduos. A Língua Portuguesa é o código que nós utilizamos para nos comunicar; para tal, precisa ser conhecida e dominada para facilitar a interação comunicativa entre os seus falantes.
Nesta perspetiva, e de modos a favorecer ao candidato a tarefa complexa de realização de uma prova de exame, apresentamos os seguintes temas para a prova de acesso:
1. Fonética e fonologia
1.1. Classificação dos sons: vogal, semivogal e consoante
1.2. Sílaba e acento
2. Sintaxe
2.1. Frase
2.2. Frase e oração
2.3. Frase simples e frase complexa
2.4. Funções sintáticas:
a) Sujeito e predicado
b) Tipos de sujeitos
c) Outros elementos da oração
3. Morfologia
a) Artigos, substantivos, adjetivos, advérbios, modos verbais;
b) Processos morfológicos de formação de palavras: derivação e composição
c) Relações de sentido entre as palavras: sinonímia, antonímia, polissemia, famílias de palavras;
4. Tipos e formas de textos
4.1. Técnicas de interpretar um texto
Obs: Leitura recomendada:
1. Conteúdos dos programas oficiais em vigor para a Disciplina de Língua Portuguesa: 10ª, 11ª e 12ª classes;
2. Gramática da Língua Portuguesa atualizada;
3. Prontuários e dicionários de língua portuguesa
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
Tema: Matemática
- Trabalho com variáveis, Monómios e Polinómios
- Equações e Inequações do 1º e 2º grau
- Conceitos de Aritmética e conjuntos numéricos
- Potências e radicais
- Funções Reais de variáveis reais
- Funções e equações exponenciais e logaritmos
- Operações lógicas
CONTABILIDADE, FISCALIDADE E AUDITORIA
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
OBJECTIVOS:
Atribui-se a maior importância a esta prova, na perspectiva de que um candidato ao ensino superior deve ser capaz de interpretar o que lê e desenvolver as ideias que apreende, ou as suas próprias, sem o que terá poucas hipóteses de êxito no percurso do ensino superior.
TÓPICOS:
Atribui-se a maior importância ao exame de acesso em língua português na perspectiva de que o aluno universitário deve ser capaz de interpretar o que lê e desenvolver as ideias que aprende, os as suas próprias, sem que te terá poucas hipóteses de êxito no percurso do ensino superior. Esta visa selecionar aqueles que através de prestação de prova demonstrem possuir os conhecimentos e capacidades mínimas exigidas para o engregresso no curso superior tais como:
– Capacidade de leitura crítica, interpretação e compreensão de textos escritos;
– Capacidade de reflexão, de organização mental, argumentação e de exposição escrita;
– Conhecer a língua portuguesa e as regras de produção oral e escrita.
MODALIDADE, APLICAÇÃO E AVALIACÃO
O exame de acesso em língua portuguesa compreenderá uma prova escrita, com a duração de 90 minutos, cotada de 0-20 valores.
TÓPICOS PARA A PREPARAÇÃO DO TESTE
A língua é um idioma, algo que cada povo utiliza para se comunicar. É um sistema gramatical pertencente a um grupo de indivíduos. A Língua Portuguesa é o código que nós utilizamos para nos comunicar; para tal, precisa ser conhecida e dominada para facilitar a interação comunicativa entre os seus falantes.
Nesta perspetiva, e de modos a favorecer ao candidato a tarefa complexa de realização de uma prova de exame, apresentamos os seguintes temas para a prova de acesso:
1. Fonética e fonologia
1.1. Classificação dos sons: vogal, semivogal e consoante
1.2. Sílaba e acento
2. Sintaxe
2.1. Frase
2.2. Frase e oração
2.3. Frase simples e frase complexa
2.4. Funções sintáticas:
a) Sujeito e predicado
b) Tipos de sujeitos
c) Outros elementos da oração
3. Morfologia
a) Artigos, substantivos, adjetivos, advérbios, modos verbais;
b) Processos morfológicos de formação de palavras: derivação e composição
c) Relações de sentido entre as palavras: sinonímia, antonímia, polissemia, famílias de palavras;
4. Tipos e formas de textos
4.1. Técnicas de interpretar um texto
Obs: Leitura recomendada:
1. Conteúdos dos programas oficiais em vigor para a Disciplina de Língua Portuguesa: 10ª, 11ª e 12ª classes;
2. Gramática da Língua Portuguesa atualizada;
3. Prontuários e dicionários de língua portuguesa
DISCIPLINA: HISTÓRIA
OBJECTIVOS:
Propiciar aos alunos a possibilidade de sistematizarem, aprofundarem e alargarem os seus conhecimentos de História Geral, contemplando África, Europa, América e Ásia, tendo como foco uma aprendizagem activa, crítica e reflexiva.
TEMAS:
1. A Idade Média: Principais acontecimentos da Baixa Idade Média e as principais
classes sociais;
2. A Época Moderna: A Reforma Religiosa;
3. Queda do Sistema Feudal;
4. O Iluminismo e seus principais percursores;
5. 1ª e 2ª guerra mundial: Causas e consequências;
6. A independência dos países africanos;
7. A situação de Angola de 1975 /2022 e os principais acontecimentos.
Bibliografia:
ARON, Raymond. Paz e Guerra entre as Nações, 2.ª edição, Editora Universidade de Brasília, Brasília, 2002
CHAUNU, Pierre, A Civilização da Europa Clássica, 2 vols., Lisboa, Estampa, 1987. A Civilização da Europa das Luzes, 2 vols., Lisboa, Estampa, 1985.
ESPINOSA, Fernanda, Antologia de Textos Históricos Medievais, 3.ª edição, Lisboa, Sá da Costa, 1981.
MOLAS I RIBALTA, Pere, Manual de Historia Moderna, Barcelona, Ariel, 1993.
MOURRE, Michel, Dicionário de História Universal, 3 vols., Porto, Asa, 1998.
PAREDES, Javier, Historia Universal Contemporânea, 2 vols., Barcelona, Ariel, 1999
VISENTINI, Paulo Fagundes. Manual do candidato : história mundial contemporânea (1776-1991) : da independência dos Estados Unidos ao colapso da União Soviética / 3. ed. rev. atual. – Brasília.
DIREITO
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
OBJECTIVOS:
Atribui-se a maior importância a esta prova, na perspectiva de que um candidato ao ensino superior deve ser capaz de interpretar o que lê e desenvolver as ideias que apreende, ou as suas próprias, sem o que terá poucas hipóteses de êxito no percurso do ensino superior.
TÓPICOS:
Atribui-se a maior importância ao exame de acesso em língua português na perspectiva de que o aluno universitário deve ser capaz de interpretar o que lê e desenvolver as ideias que aprende, os as suas próprias, sem que te terá poucas hipóteses de êxito no percurso do ensino superior. Esta visa selecionar aqueles que através de prestação de prova demonstrem possuir os conhecimentos e capacidades mínimas exigidas para o engregresso no curso superior tais como:
– Capacidade de leitura crítica, interpretação e compreensão de textos escritos;
– Capacidade de reflexão, de organização mental, argumentação e de exposição escrita;
– Conhecer a língua portuguesa e as regras de produção oral e escrita.
MODALIDADE, APLICAÇÃO E AVALIACÃO
O exame de acesso em língua portuguesa compreenderá uma prova escrita, com a duração de 90 minutos, cotada de 0-20 valores.
TÓPICOS PARA A PREPARAÇÃO DO TESTE
A língua é um idioma, algo que cada povo utiliza para se comunicar. É um sistema gramatical pertencente a um grupo de indivíduos. A Língua Portuguesa é o código que nós utilizamos para nos comunicar; para tal, precisa ser conhecida e dominada para facilitar a interação comunicativa entre os seus falantes.
Nesta perspetiva, e de modos a favorecer ao candidato a tarefa complexa de realização de uma prova de exame, apresentamos os seguintes temas para a prova de acesso:
1. Fonética e fonologia
1.1. Classificação dos sons: vogal, semivogal e consoante
1.2. Sílaba e acento
2. Sintaxe
2.1. Frase
2.2. Frase e oração
2.3. Frase simples e frase complexa
2.4. Funções sintáticas:
a) Sujeito e predicado
b) Tipos de sujeitos
c) Outros elementos da oração
3. Morfologia
a) Artigos, substantivos, adjetivos, advérbios, modos verbais;
b) Processos morfológicos de formação de palavras: derivação e composição
c) Relações de sentido entre as palavras: sinonímia, antonímia, polissemia, famílias de palavras;
4. Tipos e formas de textos
4.1. Técnicas de interpretar um texto
Obs: Leitura recomendada:
1. Conteúdos dos programas oficiais em vigor para a Disciplina de Língua Portuguesa: 10ª, 11ª e 12ª classes;
2. Gramática da Língua Portuguesa atualizada;
3. Prontuários e dicionários de língua portuguesa
DISCIPLINA: HISTÓRIA
OBJECTIVOS:
Propiciar aos alunos a possibilidade de sistematizarem, aprofundarem e alargarem os seus conhecimentos de História Geral, contemplando África, Europa, América e Ásia, tendo como foco uma aprendizagem activa, crítica e reflexiva.
TEMAS:
1. A Idade Média: Principais acontecimentos da Baixa Idade Média e as principais
classes sociais;
2. A Época Moderna: A Reforma Religiosa;
3. Queda do Sistema Feudal;
4. O Iluminismo e seus principais percursores;
5. 1ª e 2ª guerra mundial: Causas e consequências;
6. A independência dos países africanos;
7. A situação de Angola de 1975 /2022 e os principais acontecimentos.
Bibliografia:
ARON, Raymond. Paz e Guerra entre as Nações, 2.ª edição, Editora Universidade de Brasília, Brasília, 2002
CHAUNU, Pierre, A Civilização da Europa Clássica, 2 vols., Lisboa, Estampa, 1987. A Civilização da Europa das Luzes, 2 vols., Lisboa, Estampa, 1985.
ESPINOSA, Fernanda, Antologia de Textos Históricos Medievais, 3.ª edição, Lisboa, Sá da Costa, 1981.
MOLAS I RIBALTA, Pere, Manual de Historia Moderna, Barcelona, Ariel, 1993.
MOURRE, Michel, Dicionário de História Universal, 3 vols., Porto, Asa, 1998.
PAREDES, Javier, Historia Universal Contemporânea, 2 vols., Barcelona, Ariel, 1999
VISENTINI, Paulo Fagundes. Manual do candidato : história mundial contemporânea (1776-1991) : da independência dos Estados Unidos ao colapso da União Soviética / 3. ed. rev. atual. – Brasília.
ECONOMIA E GESTÃO
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
OBJECTIVOS:
Atribui-se a maior importância a esta prova, na perspectiva de que um candidato ao ensino superior deve ser capaz de interpretar o que lê e desenvolver as ideias que apreende, ou as suas próprias, sem o que terá poucas hipóteses de êxito no percurso do ensino superior.
TÓPICOS:
Atribui-se a maior importância ao exame de acesso em língua português na perspectiva de que o aluno universitário deve ser capaz de interpretar o que lê e desenvolver as ideias que aprende, os as suas próprias, sem que te terá poucas hipóteses de êxito no percurso do ensino superior. Esta visa selecionar aqueles que através de prestação de prova demonstrem possuir os conhecimentos e capacidades mínimas exigidas para o engregresso no curso superior tais como:
– Capacidade de leitura crítica, interpretação e compreensão de textos escritos;
– Capacidade de reflexão, de organização mental, argumentação e de exposição escrita;
– Conhecer a língua portuguesa e as regras de produção oral e escrita.
MODALIDADE, APLICAÇÃO E AVALIACÃO
O exame de acesso em língua portuguesa compreenderá uma prova escrita, com a duração de 90 minutos, cotada de 0-20 valores.
TÓPICOS PARA A PREPARAÇÃO DO TESTE
A língua é um idioma, algo que cada povo utiliza para se comunicar. É um sistema gramatical pertencente a um grupo de indivíduos. A Língua Portuguesa é o código que nós utilizamos para nos comunicar; para tal, precisa ser conhecida e dominada para facilitar a interação comunicativa entre os seus falantes.
Nesta perspetiva, e de modos a favorecer ao candidato a tarefa complexa de realização de uma prova de exame, apresentamos os seguintes temas para a prova de acesso:
1. Fonética e fonologia
1.1. Classificação dos sons: vogal, semivogal e consoante
1.2. Sílaba e acento
2. Sintaxe
2.1. Frase
2.2. Frase e oração
2.3. Frase simples e frase complexa
2.4. Funções sintáticas:
a) Sujeito e predicado
b) Tipos de sujeitos
c) Outros elementos da oração
3. Morfologia
a) Artigos, substantivos, adjetivos, advérbios, modos verbais;
b) Processos morfológicos de formação de palavras: derivação e composição
c) Relações de sentido entre as palavras: sinonímia, antonímia, polissemia, famílias de palavras;
4. Tipos e formas de textos
4.1. Técnicas de interpretar um texto
Obs: Leitura recomendada:
1. Conteúdos dos programas oficiais em vigor para a Disciplina de Língua Portuguesa: 10ª, 11ª e 12ª classes;
2. Gramática da Língua Portuguesa atualizada;
3. Prontuários e dicionários de língua portuguesa
DISCIPLINA: HISTÓRIA
OBJECTIVOS:
Propiciar aos alunos a possibilidade de sistematizarem, aprofundarem e alargarem os seus conhecimentos de História Geral, contemplando África, Europa, América e Ásia, tendo como foco uma aprendizagem activa, crítica e reflexiva.
TEMAS:
1. A Idade Média: Principais acontecimentos da Baixa Idade Média e as principais
classes sociais;
2. A Época Moderna: A Reforma Religiosa;
3. Queda do Sistema Feudal;
4. O Iluminismo e seus principais percursores;
5. 1ª e 2ª guerra mundial: Causas e consequências;
6. A independência dos países africanos;
7. A situação de Angola de 1975 /2022 e os principais acontecimentos.
Bibliografia:
ARON, Raymond. Paz e Guerra entre as Nações, 2.ª edição, Editora Universidade de Brasília, Brasília, 2002
CHAUNU, Pierre, A Civilização da Europa Clássica, 2 vols., Lisboa, Estampa, 1987. A Civilização da Europa das Luzes, 2 vols., Lisboa, Estampa, 1985.
ESPINOSA, Fernanda, Antologia de Textos Históricos Medievais, 3.ª edição, Lisboa, Sá da Costa, 1981.
MOLAS I RIBALTA, Pere, Manual de Historia Moderna, Barcelona, Ariel, 1993.
MOURRE, Michel, Dicionário de História Universal, 3 vols., Porto, Asa, 1998.
PAREDES, Javier, Historia Universal Contemporânea, 2 vols., Barcelona, Ariel, 1999
VISENTINI, Paulo Fagundes. Manual do candidato : história mundial contemporânea (1776-1991) : da independência dos Estados Unidos ao colapso da União Soviética / 3. ed. rev. atual. – Brasília.
EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTO
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
OBJECTIVOS:
Atribui-se a maior importância a esta prova, na perspectiva de que um candidato ao ensino superior deve ser capaz de interpretar o que lê e desenvolver as ideias que apreende, ou as suas próprias, sem o que terá poucas hipóteses de êxito no percurso do ensino superior.
TÓPICOS:
Atribui-se a maior importância ao exame de acesso em língua português na perspectiva de que o aluno universitário deve ser capaz de interpretar o que lê e desenvolver as ideias que aprende, os as suas próprias, sem que te terá poucas hipóteses de êxito no percurso do ensino superior. Esta visa selecionar aqueles que através de prestação de prova demonstrem possuir os conhecimentos e capacidades mínimas exigidas para o engregresso no curso superior tais como:
– Capacidade de leitura crítica, interpretação e compreensão de textos escritos;
– Capacidade de reflexão, de organização mental, argumentação e de exposição escrita;
– Conhecer a língua portuguesa e as regras de produção oral e escrita.
MODALIDADE, APLICAÇÃO E AVALIACÃO
O exame de acesso em língua portuguesa compreenderá uma prova escrita, com a duração de 90 minutos, cotada de 0-20 valores.
TÓPICOS PARA A PREPARAÇÃO DO TESTE
A língua é um idioma, algo que cada povo utiliza para se comunicar. É um sistema gramatical pertencente a um grupo de indivíduos. A Língua Portuguesa é o código que nós utilizamos para nos comunicar; para tal, precisa ser conhecida e dominada para facilitar a interação comunicativa entre os seus falantes.
Nesta perspetiva, e de modos a favorecer ao candidato a tarefa complexa de realização de uma prova de exame, apresentamos os seguintes temas para a prova de acesso:
1. Fonética e fonologia
1.1. Classificação dos sons: vogal, semivogal e consoante
1.2. Sílaba e acento
2. Sintaxe
2.1. Frase
2.2. Frase e oração
2.3. Frase simples e frase complexa
2.4. Funções sintáticas:
a) Sujeito e predicado
b) Tipos de sujeitos
c) Outros elementos da oração
3. Morfologia
a) Artigos, substantivos, adjetivos, advérbios, modos verbais;
b) Processos morfológicos de formação de palavras: derivação e composição
c) Relações de sentido entre as palavras: sinonímia, antonímia, polissemia, famílias de palavras;
4. Tipos e formas de textos
4.1. Técnicas de interpretar um texto
Obs: Leitura recomendada:
1. Conteúdos dos programas oficiais em vigor para a Disciplina de Língua Portuguesa: 10ª, 11ª e 12ª classes;
2. Gramática da Língua Portuguesa atualizada;
3. Prontuários e dicionários de língua portuguesa
DISCIPLINA: BIOLOGIA
OBJECTIVOS:
• Descrever conceitos básicos da Biologia para interpretação de aspectos de funcionamento do corpo humano, fenómenos naturais e situações resultantes da interação do Homem com o Ambiente.
TÓPICOS:
1- HISTÓRIA DA BIOLOGIA
1.1- TEORIA CELULAR
1.2- FUNÇÕES DOS ORGANOIDES CELULAR
2- COMPOSIÇÃO QUÍMICA DO CITOPLASMA
2.1- COMPOSTOS INORGÂNICOS
2.2- COMPOSTOS ORGÂNICOS
3- TIPOS DE CÉLULAS. PROCARIOTA E EUCARIOTAS.
3.1- DIFERENÇA ENTRE A CÉLULA PROCARIOTA E EUCARIOTA
4- MEMBRANA CELULAR
4.1- SISTEMA DE TRANSPORTE MEMBRANAR.
5- DIVISÃO CELULAR.
5.1- MITOSE
6- GLÂNDULAS
6.1- PRINCIPAIS GLÂNDULAS ENDÓCRINAS
7- SISTEMAS E ÓRGÃOS
7.1 PRINCIPAIS ÓRGÃOS E SUAS FUNÇÕS.
8- SISTEMA NERVOSO.
8.1- FUNÇÕES PRINCIPAIS.
9- REPRODUÇÃO NOS SERES VIVOS.
9.1- REPRODUÇÃO SEXUADA E ASSEXUADA
10. GENÉTICA
10.1- DOENÇAS GENÉTICAS
10.2-LEIS DE MENDEL.
Bibliografia:
Azevedo, C., Biologia Celular, Ed.Lidel, Lisboa, 1994
Alberts B., Bray, D., Lewis, J., Raff, M., Roberts, K., Watson, J.D. (2008). Molecular Biology of the Cell (6th ed.). Garland Publishing, Inc.
Becker, W.M., Kleinsmith, L.J., Hardin, J. (2005). The World of the Cell (6th ed.). Benjamin Cummings Publ. Co.
De Robertis E., De Robertis, E.M., Biologia Celular e Molecular, Ed.F.C.Gulbenkian, Lisboa,1996.
AA.VV; Bioquimica, Editora Guanabara Koogan, Brasil, 2004 5ª ed
AA,VV Biologia 10ª classe, Reforma Educativa, Texto Editores, Lda, Luanda, 2008
AGOSTINHO, Piedade Siliissoli, Biologia, Manual do aluno 7ª Classe, Texto Editores, Lda, Luanda, 2010.
Amparo Dias da SILVA, Biologia, Manual do aluno 12ª Classe Porto Editora Lda, Luanda 2010.
ENFERMAGEM
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
OBJECTIVOS:
Atribui-se a maior importância a esta prova, na perspectiva de que um candidato ao ensino superior deve ser capaz de interpretar o que lê e desenvolver as ideias que apreende, ou as suas próprias, sem o que terá poucas hipóteses de êxito no percurso do ensino superior.
TÓPICOS:
Atribui-se a maior importância ao exame de acesso em língua português na perspectiva de que o aluno universitário deve ser capaz de interpretar o que lê e desenvolver as ideias que aprende, os as suas próprias, sem que te terá poucas hipóteses de êxito no percurso do ensino superior. Esta visa selecionar aqueles que através de prestação de prova demonstrem possuir os conhecimentos e capacidades mínimas exigidas para o engregresso no curso superior tais como:
– Capacidade de leitura crítica, interpretação e compreensão de textos escritos;
– Capacidade de reflexão, de organização mental, argumentação e de exposição escrita;
– Conhecer a língua portuguesa e as regras de produção oral e escrita.
MODALIDADE, APLICAÇÃO E AVALIACÃO
O exame de acesso em língua portuguesa compreenderá uma prova escrita, com a duração de 90 minutos, cotada de 0-20 valores.
TÓPICOS PARA A PREPARAÇÃO DO TESTE
A língua é um idioma, algo que cada povo utiliza para se comunicar. É um sistema gramatical pertencente a um grupo de indivíduos. A Língua Portuguesa é o código que nós utilizamos para nos comunicar; para tal, precisa ser conhecida e dominada para facilitar a interação comunicativa entre os seus falantes.
Nesta perspetiva, e de modos a favorecer ao candidato a tarefa complexa de realização de uma prova de exame, apresentamos os seguintes temas para a prova de acesso:
1. Fonética e fonologia
1.1. Classificação dos sons: vogal, semivogal e consoante
1.2. Sílaba e acento
2. Sintaxe
2.1. Frase
2.2. Frase e oração
2.3. Frase simples e frase complexa
2.4. Funções sintáticas:
a) Sujeito e predicado
b) Tipos de sujeitos
c) Outros elementos da oração
3. Morfologia
a) Artigos, substantivos, adjetivos, advérbios, modos verbais;
b) Processos morfológicos de formação de palavras: derivação e composição
c) Relações de sentido entre as palavras: sinonímia, antonímia, polissemia, famílias de palavras;
4. Tipos e formas de textos
4.1. Técnicas de interpretar um texto
Obs: Leitura recomendada:
1. Conteúdos dos programas oficiais em vigor para a Disciplina de Língua Portuguesa: 10ª, 11ª e 12ª classes;
2. Gramática da Língua Portuguesa atualizada;
3. Prontuários e dicionários de língua portuguesa
DISCIPLINA: BIOLOGIA
OBJECTIVOS:
• Descrever conceitos básicos da Biologia para interpretação de aspectos de funcionamento do corpo humano, fenómenos naturais e situações resultantes da interação do Homem com o Ambiente.
TÓPICOS:
1- HISTÓRIA DA BIOLOGIA
1.1- TEORIA CELULAR
1.2- FUNÇÕES DOS ORGANOIDES CELULAR
2- COMPOSIÇÃO QUÍMICA DO CITOPLASMA
2.1- COMPOSTOS INORGÂNICOS
2.2- COMPOSTOS ORGÂNICOS
3- TIPOS DE CÉLULAS. PROCARIOTA E EUCARIOTAS.
3.1- DIFERENÇA ENTRE A CÉLULA PROCARIOTA E EUCARIOTA
4- MEMBRANA CELULAR
4.1- SISTEMA DE TRANSPORTE MEMBRANAR.
5- DIVISÃO CELULAR.
5.1- MITOSE
6- GLÂNDULAS
6.1- PRINCIPAIS GLÂNDULAS ENDÓCRINAS
7- SISTEMAS E ÓRGÃOS
7.1 PRINCIPAIS ÓRGÃOS E SUAS FUNÇÕS.
8- SISTEMA NERVOSO.
8.1- FUNÇÕES PRINCIPAIS.
9- REPRODUÇÃO NOS SERES VIVOS.
9.1- REPRODUÇÃO SEXUADA E ASSEXUADA
10. GENÉTICA
10.1- DOENÇAS GENÉTICAS
10.2-LEIS DE MENDEL.
Bibliografia:
Azevedo, C., Biologia Celular, Ed.Lidel, Lisboa, 1994
Alberts B., Bray, D., Lewis, J., Raff, M., Roberts, K., Watson, J.D. (2008). Molecular Biology of the Cell (6th ed.). Garland Publishing, Inc.
Becker, W.M., Kleinsmith, L.J., Hardin, J. (2005). The World of the Cell (6th ed.). Benjamin Cummings Publ. Co.
De Robertis E., De Robertis, E.M., Biologia Celular e Molecular, Ed.F.C.Gulbenkian, Lisboa,1996.
AA.VV; Bioquimica, Editora Guanabara Koogan, Brasil, 2004 5ª ed
AA,VV Biologia 10ª classe, Reforma Educativa, Texto Editores, Lda, Luanda, 2008
AGOSTINHO, Piedade Siliissoli, Biologia, Manual do aluno 7ª Classe, Texto Editores, Lda, Luanda, 2010.
Amparo Dias da SILVA, Biologia, Manual do aluno 12ª Classe Porto Editora Lda, Luanda 2010.
FARMÁCIA
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
OBJECTIVOS:
Atribui-se a maior importância a esta prova, na perspectiva de que um candidato ao ensino superior deve ser capaz de interpretar o que lê e desenvolver as ideias que apreende, ou as suas próprias, sem o que terá poucas hipóteses de êxito no percurso do ensino superior.
TÓPICOS:
Atribui-se a maior importância ao exame de acesso em língua português na perspectiva de que o aluno universitário deve ser capaz de interpretar o que lê e desenvolver as ideias que aprende, os as suas próprias, sem que te terá poucas hipóteses de êxito no percurso do ensino superior. Esta visa selecionar aqueles que através de prestação de prova demonstrem possuir os conhecimentos e capacidades mínimas exigidas para o engregresso no curso superior tais como:
– Capacidade de leitura crítica, interpretação e compreensão de textos escritos;
– Capacidade de reflexão, de organização mental, argumentação e de exposição escrita;
– Conhecer a língua portuguesa e as regras de produção oral e escrita.
MODALIDADE, APLICAÇÃO E AVALIACÃO
O exame de acesso em língua portuguesa compreenderá uma prova escrita, com a duração de 90 minutos, cotada de 0-20 valores.
TÓPICOS PARA A PREPARAÇÃO DO TESTE
A língua é um idioma, algo que cada povo utiliza para se comunicar. É um sistema gramatical pertencente a um grupo de indivíduos. A Língua Portuguesa é o código que nós utilizamos para nos comunicar; para tal, precisa ser conhecida e dominada para facilitar a interação comunicativa entre os seus falantes.
Nesta perspetiva, e de modos a favorecer ao candidato a tarefa complexa de realização de uma prova de exame, apresentamos os seguintes temas para a prova de acesso:
1. Fonética e fonologia
1.1. Classificação dos sons: vogal, semivogal e consoante
1.2. Sílaba e acento
2. Sintaxe
2.1. Frase
2.2. Frase e oração
2.3. Frase simples e frase complexa
2.4. Funções sintáticas:
a) Sujeito e predicado
b) Tipos de sujeitos
c) Outros elementos da oração
3. Morfologia
a) Artigos, substantivos, adjetivos, advérbios, modos verbais;
b) Processos morfológicos de formação de palavras: derivação e composição
c) Relações de sentido entre as palavras: sinonímia, antonímia, polissemia, famílias de palavras;
4. Tipos e formas de textos
4.1. Técnicas de interpretar um texto
Obs: Leitura recomendada:
1. Conteúdos dos programas oficiais em vigor para a Disciplina de Língua Portuguesa: 10ª, 11ª e 12ª classes;
2. Gramática da Língua Portuguesa atualizada;
3. Prontuários e dicionários de língua portuguesa
DISCIPLINA: QUIMICA
OBJECTIVOS:
• Descrever os conceitos básicos de Química, para despertar nos alunos o conhecimento relacionado aos temas em questão, de modo a atingirem o desejado;
• Despertar nos alunos interesse pela disciplina, e a importância da mesma no percurso da formação.
TEMAS:
1- TABELA PERIÓDICA E PROPRIEDADES PERIÓDICAS
2- EQUAÇÕES QUÍMICAS
2.1- SIGNIFICADO DAS EQUAÇÕES QUÍMICAS
2.2- APRESENTAÇÃO DAS EQUAÇÕES QUÍMICAS
2.3- ACERTO DE EQUAÇÕES
2.4- REAÇÕES COMPLETAS E INCOMPLETAS
3- CINÉTICA QUÍMICA
3.1- FACTORES QUE INFLUENCIAM A VELOCIDADE DE UMA REAÇÃO
4- O ÁTOMO
4.1- SEMELHANÇA ATÓMICA
5- MECÂNICA QUÂNTICA
5.1- NÚMEROS QUÂNTICOS
6- CONFIGURAÇÃO ELETRÓNICA
6.1- DISTRIBUIÇÃO ELETRÓNICA
7 -INTRODUÇÃO À QUÍMICA ORGÂNICA
7.1- CARACTERISTICAS DAS SUBSTÂNCIAS ORGÂNICAS
7.2- HIDROCARBONETOS ALIFÁTICOS
Bibliografia:
GEPEQ – Introdução e Transformações. Química – Ensino Médio. Vol. 1,2,3. Ed. Edusp, 1999.
INIDE- MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, programa de química 10ª classe 2º Ciclo do Ensino Secundário,2008
INIDE- MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, programa de química 11ª classe 2º Ciclo do Ensino Secundário,2008
INIDE- MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, programa de química 12ª classe 2º Ciclo do Ensino Secundário,2008
ENGENHARIA CIVIL
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
OBJECTIVOS:
Atribui-se a maior importância a esta prova, na perspectiva de que um candidato ao ensino superior deve ser capaz de interpretar o que lê e desenvolver as ideias que apreende, ou as suas próprias, sem o que terá poucas hipóteses de êxito no percurso do ensino superior.
TÓPICOS:
Atribui-se a maior importância ao exame de acesso em língua português na perspectiva de que o aluno universitário deve ser capaz de interpretar o que lê e desenvolver as ideias que aprende, os as suas próprias, sem que te terá poucas hipóteses de êxito no percurso do ensino superior. Esta visa selecionar aqueles que através de prestação de prova demonstrem possuir os conhecimentos e capacidades mínimas exigidas para o engregresso no curso superior tais como:
– Capacidade de leitura crítica, interpretação e compreensão de textos escritos;
– Capacidade de reflexão, de organização mental, argumentação e de exposição escrita;
– Conhecer a língua portuguesa e as regras de produção oral e escrita.
MODALIDADE, APLICAÇÃO E AVALIACÃO
O exame de acesso em língua portuguesa compreenderá uma prova escrita, com a duração de 90 minutos, cotada de 0-20 valores.
TÓPICOS PARA A PREPARAÇÃO DO TESTE
A língua é um idioma, algo que cada povo utiliza para se comunicar. É um sistema gramatical pertencente a um grupo de indivíduos. A Língua Portuguesa é o código que nós utilizamos para nos comunicar; para tal, precisa ser conhecida e dominada para facilitar a interação comunicativa entre os seus falantes.
Nesta perspetiva, e de modos a favorecer ao candidato a tarefa complexa de realização de uma prova de exame, apresentamos os seguintes temas para a prova de acesso:
1. Fonética e fonologia
1.1. Classificação dos sons: vogal, semivogal e consoante
1.2. Sílaba e acento
2. Sintaxe
2.1. Frase
2.2. Frase e oração
2.3. Frase simples e frase complexa
2.4. Funções sintáticas:
a) Sujeito e predicado
b) Tipos de sujeitos
c) Outros elementos da oração
3. Morfologia
a) Artigos, substantivos, adjetivos, advérbios, modos verbais;
b) Processos morfológicos de formação de palavras: derivação e composição
c) Relações de sentido entre as palavras: sinonímia, antonímia, polissemia, famílias de palavras;
4. Tipos e formas de textos
4.1. Técnicas de interpretar um texto
Obs: Leitura recomendada:
1. Conteúdos dos programas oficiais em vigor para a Disciplina de Língua Portuguesa: 10ª, 11ª e 12ª classes;
2. Gramática da Língua Portuguesa atualizada;
3. Prontuários e dicionários de língua portuguesa
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
OBJECTIVOS:
❖ Compreender na generalidade o nível de literacia Matemática que os estudantes trazem do ensino médio para ser considerado apto ao curso de Engenharia Civil;
❖ Identificar que os candidatos possuam conhecimentos e habilidades básicas essenciais, para análise e interpretação fundamentadas nas principais operações como aritmética álgebra e funções;
❖ Disponibilizar as informações necessárias para uma correta prova de acesso, verificação do aprendizado do estudante, visado no desenvolvimento matemático de cada estudante, com efeitos no acesso ao ensino superior.
TEMAS:
1. NÚMEROS REAIS
1.1.Definições, Propriedades
1.2.Operações: Adição, subtracção, quociente, multiplicação
1.3. Revisão e sistematização da potenciação de expoente inteiro
1.4. Potenciação e Radiciação
2. LÓGICA MATEMÁTICA:
2.1. Lógica em termos de conjuntos
2.2. Operações da Lógica Proposicional
3. POLINÓMIOS
3.1. Grau de um polinómio
3.2. Revisão das operações com polinómios
3.3. Teorema do resto.
3.4. Zeros de um polinómio.
3.5. Decomposição de polinómios em factores.
3. 6. Determinação das raízes de um polinómio.
3.7. Polinómios de 2º grau
4. FUNÇÕES E GRÁFICOS
4.1. Propriedades; gráficos
4.2. Funções racionais (fraccionais)
4.3. Definição; Domínio; Zeros
4.4. Funções irracionais
4.5. Definição; Propriedades; Domínio; Zeros
4. EQUAÇÕES e INEQUAÇÕES
4.1 Equação de 1º grau
4.2 De uma incógnita; Resolução
4.3.Equação de 2º grau
4.4.Sistemas de 2 equações lineares com 2 variáveis
4.5. Resolução de problemas usando equações e sistemas de equações lineares (de duas
equações e duas incógnitas).
5. LIMITES. Limite de uma sucessão.
5.1. Definição e propriedades
5.2. Cálculo de limite de sucessões
5.3. Indeterminações
5.4. Levantamento das indeterminações
6. Derivadas. (12ª classe)
6.1. Introdução ao conceito de derivada.
6.2. Aplicações das derivadas.
BIBLIOGRAFIA:
André D.J., (2010) Manuais do Aluno, Matemática – 9ª, 10ª, 11ª e 12ª classe
Ferreira, P. C. ( ) Apostila de matematica Básica Volume I, https://drive.google.com/file/d/1PVR8cFvvsQqsp5ZhRPb1RZodoQyvcPHN/view?pli=1.
Mónica E. (2009). Números e Medições. Texto Editores Lda. Angola.
Mónica E. (2012). Monómios e Polinómios. Texto Editores Lda. Angola
Neves, M. A.F.,(2012), Manual de Matemática da 10ª Classe, Porto Editora
Neves, M. A.F.,(2014), Manual de Matemática da 11ª e 12ª Classe, Porto Editora
Vuma, J.P. (2021) Livro de Matemática da 12ª Classe do SNE. https://sobrematematica.com/livro-de-matematica-da-12a-classe-do-sne-longman-josepedro-vuma/
www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Observação: É permitido o uso de máquina calculadora na prova
ENGENHARIA INFORMÁTICA
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
OBJECTIVOS:
Atribui-se a maior importância a esta prova, na perspectiva de que um candidato ao ensino superior deve ser capaz de interpretar o que lê e desenvolver as ideias que apreende, ou as suas próprias, sem o que terá poucas hipóteses de êxito no percurso do ensino superior.
TÓPICOS:
Atribui-se a maior importância ao exame de acesso em língua português na perspectiva de que o aluno universitário deve ser capaz de interpretar o que lê e desenvolver as ideias que aprende, os as suas próprias, sem que te terá poucas hipóteses de êxito no percurso do ensino superior. Esta visa selecionar aqueles que através de prestação de prova demonstrem possuir os conhecimentos e capacidades mínimas exigidas para o engregresso no curso superior tais como:
– Capacidade de leitura crítica, interpretação e compreensão de textos escritos;
– Capacidade de reflexão, de organização mental, argumentação e de exposição escrita;
– Conhecer a língua portuguesa e as regras de produção oral e escrita.
MODALIDADE, APLICAÇÃO E AVALIACÃO
O exame de acesso em língua portuguesa compreenderá uma prova escrita, com a duração de 90 minutos, cotada de 0-20 valores.
TÓPICOS PARA A PREPARAÇÃO DO TESTE
A língua é um idioma, algo que cada povo utiliza para se comunicar. É um sistema gramatical pertencente a um grupo de indivíduos. A Língua Portuguesa é o código que nós utilizamos para nos comunicar; para tal, precisa ser conhecida e dominada para facilitar a interação comunicativa entre os seus falantes.
Nesta perspetiva, e de modos a favorecer ao candidato a tarefa complexa de realização de uma prova de exame, apresentamos os seguintes temas para a prova de acesso:
1. Fonética e fonologia
1.1. Classificação dos sons: vogal, semivogal e consoante
1.2. Sílaba e acento
2. Sintaxe
2.1. Frase
2.2. Frase e oração
2.3. Frase simples e frase complexa
2.4. Funções sintáticas:
a) Sujeito e predicado
b) Tipos de sujeitos
c) Outros elementos da oração
3. Morfologia
a) Artigos, substantivos, adjetivos, advérbios, modos verbais;
b) Processos morfológicos de formação de palavras: derivação e composição
c) Relações de sentido entre as palavras: sinonímia, antonímia, polissemia, famílias de palavras;
4. Tipos e formas de textos
4.1. Técnicas de interpretar um texto
Obs: Leitura recomendada:
1. Conteúdos dos programas oficiais em vigor para a Disciplina de Língua Portuguesa: 10ª, 11ª e 12ª classes;
2. Gramática da Língua Portuguesa atualizada;
3. Prontuários e dicionários de língua portuguesa
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
OBJECTIVOS:
❖ Compreender na generalidade o nível de literacia Matemática que os estudantes trazem do ensino médio para ser considerado apto ao curso de Engenharia Civil;
❖ Identificar que os candidatos possuam conhecimentos e habilidades básicas essenciais, para análise e interpretação fundamentadas nas principais operações como aritmética álgebra e funções;
❖ Disponibilizar as informações necessárias para uma correta prova de acesso, verificação do aprendizado do estudante, visado no desenvolvimento matemático de cada estudante, com efeitos no acesso ao ensino superior.
TEMAS:
1. NÚMEROS REAIS
1.1.Definições, Propriedades
1.2.Operações: Adição, subtracção, quociente, multiplicação
1.3. Revisão e sistematização da potenciação de expoente inteiro
1.4. Potenciação e Radiciação
2. LÓGICA MATEMÁTICA:
2.1. Lógica em termos de conjuntos
2.2. Operações da Lógica Proposicional
3. POLINÓMIOS
3.1. Grau de um polinómio
3.2. Revisão das operações com polinómios
3.3. Teorema do resto.
3.4. Zeros de um polinómio.
3.5. Decomposição de polinómios em factores.
3. 6. Determinação das raízes de um polinómio.
3.7. Polinómios de 2º grau
4. FUNÇÕES E GRÁFICOS
4.1. Propriedades; gráficos
4.2. Funções racionais (fraccionais)
4.3. Definição; Domínio; Zeros
4.4. Funções irracionais
4.5. Definição; Propriedades; Domínio; Zeros
4. EQUAÇÕES e INEQUAÇÕES
4.1 Equação de 1º grau
4.2 De uma incógnita; Resolução
4.3.Equação de 2º grau
4.4.Sistemas de 2 equações lineares com 2 variáveis
4.5. Resolução de problemas usando equações e sistemas de equações lineares (de duas
equações e duas incógnitas).
5. LIMITES. Limite de uma sucessão.
5.1. Definição e propriedades
5.2. Cálculo de limite de sucessões
5.3. Indeterminações
5.4. Levantamento das indeterminações
6. Derivadas. (12ª classe)
6.1. Introdução ao conceito de derivada.
6.2. Aplicações das derivadas.
BIBLIOGRAFIA:
André D.J., (2010) Manuais do Aluno, Matemática – 9ª, 10ª, 11ª e 12ª classe
Ferreira, P. C. ( ) Apostila de matematica Básica Volume I, https://drive.google.com/file/d/1PVR8cFvvsQqsp5ZhRPb1RZodoQyvcPHN/view?pli=1.
Mónica E. (2009). Números e Medições. Texto Editores Lda. Angola.
Mónica E. (2012). Monómios e Polinómios. Texto Editores Lda. Angola
Neves, M. A.F.,(2012), Manual de Matemática da 10ª Classe, Porto Editora
Neves, M. A.F.,(2014), Manual de Matemática da 11ª e 12ª Classe, Porto Editora
Vuma, J.P. (2021) Livro de Matemática da 12ª Classe do SNE. https://sobrematematica.com/livro-de-matematica-da-12a-classe-do-sne-longman-josepedro-vuma/
www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Observação: É permitido o uso de máquina calculadora na prova
PSICOLOGIA
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
OBJECTIVOS:
Atribui-se a maior importância a esta prova, na perspectiva de que um candidato ao ensino superior deve ser capaz de interpretar o que lê e desenvolver as ideias que apreende, ou as suas próprias, sem o que terá poucas hipóteses de êxito no percurso do ensino superior.
TÓPICOS:
Atribui-se a maior importância ao exame de acesso em língua português na perspectiva de que o aluno universitário deve ser capaz de interpretar o que lê e desenvolver as ideias que aprende, os as suas próprias, sem que te terá poucas hipóteses de êxito no percurso do ensino superior. Esta visa selecionar aqueles que através de prestação de prova demonstrem possuir os conhecimentos e capacidades mínimas exigidas para o engregresso no curso superior tais como:
– Capacidade de leitura crítica, interpretação e compreensão de textos escritos;
– Capacidade de reflexão, de organização mental, argumentação e de exposição escrita;
– Conhecer a língua portuguesa e as regras de produção oral e escrita.
MODALIDADE, APLICAÇÃO E AVALIACÃO
O exame de acesso em língua portuguesa compreenderá uma prova escrita, com a duração de 90 minutos, cotada de 0-20 valores.
TÓPICOS PARA A PREPARAÇÃO DO TESTE
A língua é um idioma, algo que cada povo utiliza para se comunicar. É um sistema gramatical pertencente a um grupo de indivíduos. A Língua Portuguesa é o código que nós utilizamos para nos comunicar; para tal, precisa ser conhecida e dominada para facilitar a interação comunicativa entre os seus falantes.
Nesta perspetiva, e de modos a favorecer ao candidato a tarefa complexa de realização de uma prova de exame, apresentamos os seguintes temas para a prova de acesso:
1. Fonética e fonologia
1.1. Classificação dos sons: vogal, semivogal e consoante
1.2. Sílaba e acento
2. Sintaxe
2.1. Frase
2.2. Frase e oração
2.3. Frase simples e frase complexa
2.4. Funções sintáticas:
a) Sujeito e predicado
b) Tipos de sujeitos
c) Outros elementos da oração
3. Morfologia
a) Artigos, substantivos, adjetivos, advérbios, modos verbais;
b) Processos morfológicos de formação de palavras: derivação e composição
c) Relações de sentido entre as palavras: sinonímia, antonímia, polissemia, famílias de palavras;
4. Tipos e formas de textos
4.1. Técnicas de interpretar um texto
Obs: Leitura recomendada:
1. Conteúdos dos programas oficiais em vigor para a Disciplina de Língua Portuguesa: 10ª, 11ª e 12ª classes;
2. Gramática da Língua Portuguesa atualizada;
3. Prontuários e dicionários de língua portuguesa
DISCIPLINA: PSICOLOGIA
OBJECTIVOS:
• Actuar de acordo com a concepção científica do mundo na compreensão dos processos psicológicos e comportamentais, mostrando habilidades e conhecimentos de acordo com o perfil do futuro psicólogo.
Tema I – A Psicologia como ciência
• Esboço histórico da Psicologia como ciência.
• Objecto de estudo e a conceituação da Psicologia.
• Objectivo da Psicologia.
Tema II – Métodos e técnicas em psicologia (Necessidade de descrição dos métodos e técnicas empregue em Psicologia)
• Método Experimental.
• Método de Observação.
TEMA III – Bases biológicas do comportamento
• A célula como unidade estrutural dos seres vivos.
• Função e estrutura do sistema nervoso central.
Tema IV – Bases gerais sobre a emoção e a motivação:
• A descoberta do eu.
• Expressões faciais.
• Adolescência e o desenvolvimento.
• Desenvolvimento e socialização.
BIBLIOGRAFIA:
Amâncio da Costa Pinto, Psicologia Geral, Universidade Aberta, 2001 Almeida, F.N., Psicologia para Gestores, McGraw-Hill, Lisboa, 1995. Coimbra, L. J. e Castro, M. J., Psicologia. Lisboa: Edições ASA, 2002
D.P. Schultz e E. S. Schultz, História da Psicologia Moderna, 16ª- Ed., Cultrix, São Paulo, 1981.
E.E. Hedreder, Psicologia do Século XX, Ed, Mestre Jou, São Paulo, 1969.
Fachada, M., Psicologia das Relações Interpessoais, Rumo, Lisboa, 1991.
José H. Barros de Oliveira, Psicologia de Educação, Ed. Livpric-Psicologia, 2005.´
L.J. Coimbra & Castro, Psicologia, Edições ASA, Lisboa, 2002.
Katz, D. E Kahn, R. L. Psicologia Social de las Organizaciones, Editorial Trillas, Espanha, 1990.
R.L. Evans, Construtores da Psicologia, Sumus-EDUSP, 1997.
R. Mesquita & F. Duarte, Psicologia Geral e Aplicada, 12º- Ano, Plátano Editora,Lisboa, 1997.
R. Custódio, Introdução à Psicologia, Porto Editora, Lisboa, 2000.
Sprinthal, Norman A. e Sp-Hal, Richard C., Psicologia Educacional, McGraw-Hill, Lisboa, 1993.
S.L. Rubinstein, Princípios de Psicologia Geral, Editorial Estampa, Lisboa, 1984.