Candidaturas e Inscrições 2021/22

MUITA ATENÇÃO
CANDIDATOS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
NOVAS REGRAS DE ADMISSÃO FIXADAS PELO MINISTÉRIO ENSINO SUPERIOR
LÊ ESTE AVISO E SE TIVERES DÚVIDAS CONTACTA SECRETARIA ISUPEKUIKUI 2 PELO TLM. 937 635 968
EMAIL: secretaria@isupekuikui2.co.ao

LISTA DE CANDIDATOS DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO INSCRITOS ATÉ 4 DE SETEMBRO ADMITIDOS AO EXAME DE ACESSO

Consulta aqui o horário das aulas de preparação para os Exames de Acesso!

Consulta aqui o horário dos Exames de Acesso!

Clica aqui para preencher o formulário de Matrícula - Alunos NovosInscrições de Alunos Antigos - Secretaria Virtual

Apresentação

HISTÓRIA

O projecto de criação de uma instituição de ensino superior no Huambo surgiu aos seus promotores nos primeiros anos do século XXI e foi concretizada junto do então Ministério do Ensino Superior da Ciência e Tecnologia, em 2009.

Instituto Superior Politécnico de Humanidades e Tecnologias – ISUPE-EKUIKUI II  é, de acordo com a lei, titulado por uma sociedade denominada SOLPREC – Sociedade Lusófona de Promoção do Ensino e da Cultura, Limitada, entidade jurídica de direito angolano, legalmente constituída a 2 de Março de 2005, matriculada no 3º Cartório Notarial da Comarca de Luanda, com pacto social publicado no Diário da República n.º 57, IIIª Série, de 13 de Maio de 2005, e sede na Av. Rei Ngeleo, Bairro de Fátima – Huambo

SOLPREC, Lda. é uma sociedade, que integra capital angolano e português, associada ao “Grupo Lusófona”, maior grupo de ensino privado português.

O ISUPE-EKUIKUI II é, assim, a única instituição de ensino superior angolana com ligação directa e exclusiva a um grupo de ensino universitário português – o Grupo Lusófona.

O ISUPE-EKUIKUI II foi a primeira instituição, no âmbito do ensino superior privado, a funcionar na província do Huambo.

Os diplomas legais, que autorizam o funcionamento do ISUPE-EKUIKUI II e de aprovação dos seus cursos são os seguintes:

  • Decreto Presidencial n.º 47, de 4 de Julho de 2011, Despacho n.º 82/17, de 24 de Fevereiro;
  • Decreto Executivo n.º 222/17, de 17 de Abril.

O ISUPE-EKUIKUI II começou por leccionar 6 (seis) cursos, tendo, em 2012, aumentado para 11 (onze), e, no ano seguinte, para 13 (treze) cursos, cujo número e designação se mantém, sem prejuízo de actualizações efectuadas nos planos de estudos de alguns deles.

Em matéria de graus académicos, onze cursos conferem o grau de licenciatura; dois cursos são bi-etápicos, conferindo o grau de bacharelato e licenciatura.

Aguarda-se o deferimento de 2 (dois) cursos de mestrado, cujo início de funcionamento se prevê ocorra no próximo ano lectivo de 2019.

 

MISSÃO

 

A missão do ISUPE-EKUIKUI II é investir num processo de ensino e aprendizagem, que capacite os seus alunos, para responderem às necessidades e expectativas do mercado de trabalho  e da sociedade em geral, com competências para formular, sistematizar e socializar conhecimentos nas áreas em que serão formados.

ISUPE-EKUIKUI II dedica-se à criação, transmissão e difusão de ciência, tecnologia e cultura, realizando-os pelo ensino, investigação e prestação de serviços nos seus vários domínios científicos e tecnológicos, sempre numa perspectiva interdisciplinar, em ordem ao desenvolvimento económico e social da República de Angola, especialmente da região onde se insere – o Huambo.

Os órgãos do ISUPE-EKUIKUI II laboram de forma continua no processo de ensino e de aprendizagem, sobretudo ao nível das iniciativas académicas, que desenvolve, para aumentar a qualidade do ensino, e, assim, dotar os alunos de um conjunto de ferramentas indispensáveis, para responderem às necessidades e expectativas do mercado de trabalho.

ISUPE-EKUIKUI II, enquanto agente promotor de educação, prossegue uma política rigorosa, sólida e organicamente articulada com o seu Projecto Educativo, pretendendo ser uma referência para o ensino superior na Província do Huambo e no país. E, nesta medida, as relações dinâmicas que estabelece com a comunidade, em geral, e com o mercado de trabalho, em particular, são anunciadoras da importância do papel social do ISUPE-EKUIKUI II, bem como do seu campo de actuação.

A importância da Educação para o desenvolvimento de uma sociedade deixa ao ISUPE-EKUIKUI II a difícil tarefa de colmatar a crescente necessidade de profissionais qualificados na província do Huambo, através de uma aposta forte no ensino superior, assente no equilíbrio entre o desenvolvimento técnico e humanístico e a visão sistémica do estudante, mas que não descura a investigação, nem a prestação de serviços à comunidade, com vista a agilizar a integração dos futuros diplomados no mercado de trabalho.

O processo formativo deve, pois, abranger uma série de compromissos com a realidade social já que o formando, enquanto sujeito, participa na sua construção qualitativa, ao mesmo tempo em que, assumindo o exercício profissional, acaba por contribuir para a resolução dos problemas locais e regionais.

Para realizar esta missão o ISUPE-EKUIKUI II parte do pressuposto que, enquanto agente promotor de ensino superior, deve ser possuidor de uma política de graduação rigorosa, sólida e articulada organicamente a um projeto de sociedade orientada para as múltiplas e redobradas exigências do século XXI.

 

FINALIDADES

ISUPE-EKUIKUI II tem como finalidades a promoção do ensino, sob múltiplas formas e graus, a ciência e a cultura geral, e designadamente:

  1. i)      Estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo;
  2. ii)    Formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento, aptos para a sua inserção nos respectivos sectores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade angolana;

iii)   Incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura e, desse modo, contribuir para o desenvolvimento do homem e do meio em que vive;

  1. iv)   Promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem património da humanidade e comunicar o saber por meio do ensino, da publicação ou de outras formas de comunicação;
  2. v)    Suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional e possibilitar a correspondente concretização, integrando os conhecimentos que vão sendo adquiridos numa estrutura intelectual sistematizadora do conhecimento de cada geração;
  3. vi)   Estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade; e,

vii) Promover a extensão, aberta à participação da população, visando a difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na instituição.

 

OBJECTIVOS

 

A consolidação do Projecto Educativo do ISUPE-EKUIKUI II está patente quer na qualidade do ensino que oferece, quer na excelência do quadro de professores especializados, de forma constante preocupados com a atualização dos conteúdos programáticos e das bibliografias, ao que se alia a forte aposta na melhoria e adaptação das infraestruturas do Institucional e na abertura para a discussão de propostas enquadradas no Plano de Desenvolvimento.

ISUPE-EKUIKUI II rege-se pelos princípios da construção do saber, da flexibilidade curricular e da interdisciplinaridade, como pilares essenciais para a aquisição de aprendizagens significativas, contribuindo para a autonomia intelectual e profissional. Desse modo, o ISUPE-EKUIKUI II articula a qualificação técnica com a qualificação social e reafirma a sua missão na produção e na difusão do conhecimento, assim como o compromisso com o avanço e as transformações da realidade local e nacional.

Para o efeito, o ISUPE-EKUIKUI II segue uma política que aposta na valorização constante dos seus recursos humanos e materiais, consubstanciando este propósito na qualidade dos seus profissionais e dos seus formandos, bem como na excelência das instalações que oferece, as quais têm a dignidade de um campus universitário comparável aos campus semelhantes existentes na Europa e nos E.U.A.

ISUPE-EKUIKUI II pretende conquistar a excelência na educação, pelo que a comunidade académica, especialmente os gestores da SOLPREC, tudo fazem no seu dia-a-dia para tornar possível a concretização destes ideais.

Neste contexto, o  ISUPE-EKUIKUI II, na prossecução dos seus objectivos, tem os seguintes princípios fundamentais:

  1. Assegurar uma formação humana, cultural, profissional, científica e técnica, de acordo com os melhores padrões internacionais;
  2. Organizar cursos conducentes à obtenção dos graus académicos de bacharelato, licenciatura, mestrado e doutoramento, nos termos da Lei;
  3. Desenvolver atividades de investigação científica, tecnológica e de inovação;
  4. Promover atividades de ensino, extracurriculares e de formação profissional;
  5. Promover a extensão universitária, numa perspetiva de prestar serviços à comunidade e de valorização recíproca;
  6. Conservar e valorizar o seu património científico, cultural, artístico e natural;
  7. Promover o intercâmbio cultural, científico e técnico com instituições congéneres nacionais e estrangeiras e demais instituições vocacionadas para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia;
  8. Contribuir, no seu âmbito de atividade, para a cooperação internacional e aproximação entre os povos;
  9. Manter a independência em relação a qualquer força ou instituição política, social, económica ou religiosa;
  10. Atribuir graus e títulos académicos;
  11. Conceder certificados e diplomas;
  12. Atribuir graus e títulos honoríficos;
  13. Conceder equivalências de estudos, para integração curricular de candidatos provenientes de outras Instituições de Ensino Superior do País e do exterior;
  14. Promover a mobilidade académica dos docentes, investigadores, técnicos administrativos e discentes, a nível nacional e internacional;
  15. Garantir a liberdade académica, a  criação científica, cultural e tecnológica;
  16. Promover o espírito empreendedor na estruturação dos planos curriculares na formação por si ministrada;
  17. Promover e acompanhar a inserção e a carreira dos diplomados no mercado de trabalho.

ORGANIZAÇÃO

A primeira responsável pela criação, funcionamento e desenvolvimento do ISUPE-EKUIKUI II é a sua entidade instituidora – a sociedade Solprec, Lda.

Os órgãos executivos do ISUPE-EKUIKUI II são o Director-Geral e o Secretário-Geral.

Os órgãos colegiais do ISUPE-EKUIKUI II são os seguintes:

a Assembleia, o Conselho de Direcção, o Conselho Científico e o Conselho Pedagógico.

A unidade orgânica base da estrutura do ISUPE-EKUIKUI II é o Departamento, o qual agrega os cursos em funcionamento, por áreas de saber.

Instalações

Cursos

Escolha o curso para ver informações

Licenciatura em Análises Clínicas e Saúde Pública

 Apresentação:

O licenciado em Análises Clínicas e Saúde Pública desempenha um importante papel nos cuidados de saúde atuais, ajudando a preservar a saúde e prevenir e/ou combater a doença no indivíduo e na comunidade. Trabalha em equipas multidisciplinares no rastreio e diagnóstico da doença, na avaliação da efetividade do tratamento, na monotorização e controlo de terapêuticas/drogas e alimentos, na pesquisa das causas e curas da doença no âmbito da Patologia Clinica, Hamtologia Clinica, Imunohematologia, Genética, Biologia Molecular, Saúde Publica, Imunologia e Microbiologia.

Atendendo ao elevado custo envolvidos na prestação destes serviços, o licenciado em Análises Clínicas e Saúde Pública deve estar preparado para assegurar, de forma racional, a gestão, o aprovisionamento, a manutenção e o controlo do material e do equipamento com que trabalha – porque as técnicas utilizadas em laboratórios requerem a utilização de aparelhagem e equipamentos

Objetivos:

A formação do licenciado em Análises Clínicas e Saúde Pública centra-se na abordagem multidisciplinar ao estudo da condição humana, na saúde e na doença, com o objetivo da aquisição de conhecimentos e competências sobre a forma como as doenças se desenvolvem e de que modo afetam as funções normais do corpo humano.

Competências:

O licenciado em Análises Clínicas e Saúde Pública é um profissional qualificado com preparação académica de nível superior apto para:

  • Conceber, planear, realizar, avaliar e controlar o processo do seu trabalho para o validar, ou seja, deverá possuir os conhecimentos e competências necessários à prestação de um serviço de diagnóstico efetivo;
  • Avaliar e interpretar tecnicamente os resultados, integrar dados e resolver problemas;
  • Recolher, processar e analisar as espécimes biológicas;
  • Controlar e garantir a qualidade e desenvolvimento de novos métodos de análise e procedimentos diretamente associados com a investigação laboratorial;
  • Realizar procedimentos laboratoriais complexos.

Saídas Profissionais

Os licenciados em Análises Clínicas e Saúde Pública têm acesso à carreira de Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica – Análises Clínicas e Saúde Pública, podendo exercer a sua atividade profissional em instituições público e privadas como:

  • Unidades Hospitalares públicas e privadas;
  • Laboratórios de Análises Clínicas e Serviços de Patologia Clínica;
  • Laboratórios de ensino universitário – professores ou investigadores;
  • Laboratório de análise de alimentos e águas;
  • Laboratório de controlo de qualidade (Indústria química e agroalimentar);
  • Centros de saúde;
  • Centros de diagnóstico;
  • Centros de toxicologia/reabilitação;
  • Delegados comerciais;
  • Todo e qualquer serviço cuja atividade esteja directamente relacionada com a Saúde Pública.

Planos de estudos

1º Ano 1º Ano
1º Semestre 2º Semestre
Biologia Celular Anatomia Funcional e Histologia Elementar
Física e Elementos de Biofísica Biomatemática e Estatística
Introdução ao Pensamento Contemporâneo Ética e Deontologia (Introdução à Profissão)
Matemática Int. à História da Saúde e da Cultura Contemporânea
Química Analítica Métodos Analíticos I
Química Orgânica Microbiologia Geral
Técnicas de Laboratório
2º Ano 2º Ano
1º Semestre 2º Semestre
Bioquímica Geral Bioquímica Clínica I
Biologia Molecular Bromatologia
Fisiologia Humana Hidrologia
Informática I Informática II
Métodos Analíticos II Introdução à Psicologia e Comunicação
Saúde Pública Imunologia
Sociologia da Saúde Parasitologia
Virologia
3º Ano 3º Ano
1º Semestre 2º Semestre
Bioquímica Clínica II Boas Práticas Laboratoriais
Estágio Estágio
Fisiopatologia Higiene e Segurança
Hematologia Métodos Analíticos III
Microbiologia Aplicada Micologia
4º Ano 4º Ano
1º Semestre 2º Semestre
Metodologia Estatística e Epidemiológica Análises de Aplicação Veterinária
Toxicologia Geral Biotecnologia Industrial
Semiologia Laboratorial Garantia da Qualidade
Saúde Animal Genética Humana
Técnicas Avançadas de Citologia e Histologia Hemoterapia
Análise de Medicamentos Investigação Aplicada II
Investigação Aplicada I Organização e Gestão de Dados e Informação

NOTÍCIAS

Presente

RECEPÇÃO DE SUA EXCELÊNCIA O SENHOR PRESIDENTE DA REPÚBLICA DE ANGOLA AO GRUPO LUSÓFONA – ISUPE EKUIKUI II, AQUANDO DA VISITA A PORTUGAL

RECEPÇÃO DE SUA EXCELÊNCIA O SENHOR SECRETÁRIO DE ESTADO DO ENSINO SUPERIOR AO DR. CARLOS BRITO, ADMINISTRADOR-EXECUTIVO

VISITA ALUNOS LICEU CATÓLICO SÃO DOMINGOS (CEPUC) AO ISUPE – EKUIKUI II

FINAL CAMPEONATO FUTSAL-ISUPE-Ekuikui II INTER-TURMAS (PROMOÇÃO ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA)

PASSADO

SESSÃO SOLENE ENTREGA DIPLOMAS LICENCIADOS – 2017

Grupo Lusófona

Portugal

ENSINO SUPERIOR

ULHT

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Campo Grande, 376,
1749-024 Lisboa
Tel.: + 351 217 515 500
Fax.: + 351 217 577 006
Telemóveis: + 351 969 281 547 / + 351 969 281 567 / + 351 969 281 570

EMAIL  info@ulusofona.pt

SITE www.ulusofona.pt

ULP

Universidade Lusófona do Porto

Rua Augusto Rosa, nº 24,
4000-098 Porto
Tel.: 222 073 230
Fax.: 222 026 939

EMAIL  info@ulp.pt

SITE www.ulp.pt

ISG

Escola de Gestão

Av. Marechal Craveiro Lopes, n.º2 A
1700-284 Lisboa

PORTUGAL
Tel.: + 351 21 751 37 00
Fax: + 351 21 757 39 66

EMAIL  info@isg.pt

SITE www.isg.pt

ERISA

Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches

Rua Fernando Palha, 69
1900 – 693 Lisboa

PORTUGAL
Tel.: + 351 218 621 060
Fax:  + 351 218 621 061

EMAIL  info@erisa.pt

SITE www.erisa.pt

ISCAD

Instituto Superior de Ciências da Administração

Rua de S. Paulo, nº 89
1200-427 Lisboa

PORTUGAL
Tel.: + 351 213 261 440 / + 351 213 261 440
Fax.: + 351 213 261 447

EMAIL  info@iscad.pt

SITE www.iscad.pt

ESEAG

Escola Superior de Educação Almeida Garrett

Rua de S. Paulo, nº 89
1200-427 Lisboa
Tel.: 213 261 440 / 213 261 440
Fax.: 213 261 447

EMAIL  info@eseag.pt

SITE www.eseag.pt

ISMAT

Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes

Av. Miguel Bombarda, nº15
8500 – 508 Portimão
Telefone: 282 450 430 / 282 450 430
Fax: 282 450 439

EMAIL  info@ismat.pt

SITE www.ismat.pt

ISPO

Instituto Politécnico do Oeste

Praceta Prof. José Carvalho Mesquita, Lt.19-2º – Urbanização da Conquinha
2560 Torres Vedras
Tel.: 261 316 104 / 261 316 104
Fax: 261 314 084

EMAIL  info@ispo.pt

SITE www.ispo.pt

INP

Instituto Superior de Novas Profissões

Campo Grande, 376
1749-024 Lisboa
Tel.: 217 515 500
Fax.: 217 577 006

EMAIL  info@inp.pt

SITE www.inp.pt

ISDOM

Instituto Superior Dom Dinis

Instituto Superior Dom Dinis
2430 – 211 Marinha Grande
Tel.: 244 503 800 / 244 503 800
Fax: 244 503 840

EMAIL  info@isdom.pt

SITE www.isdom.pt

ISLA – Santarém

Instituto Superior de Gestão e Administração de Santarém

Largo Cândido dos Reis
(Edifício do antigo Hospital)
Santarém – Portugal – 2000-241
Telefone: 243 305 880 / 243 305 880
Fax.: 243 114 025

EMAIL  info.santarem@unisla.pt

SITE www.islasantarem.pt

ISLA – Leiria

Instituto Superior de Gestão e Administração

Rua da Cooperativa – S. Romão
Leiria – Portugal – 2414-017 L
Telefone: 244 820 650 / 244 820 650
Fax.: 244 813 021

Email: info.leiria@unisla.pt

SITE: www.islaleiria.pt

ISLA – Gaia

Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia

Rua Cabo Borges, 55
Vila Nova de Gaia – Portugal – 4430-646
Tel.: 223 772 980 / 223 772 980
Tel.: 223 772 980 / 223 772 980

Email: info.gaia@unisla.pt

SITE: www.islagaia.pt

Ensino não Superior

RCP

Real Colégio de Portugal

Rua Direita ao Paço do Lumiar, nº 9
1600-455 Lisboa
Tel.: 217 571 957
Fax.: 217 571 957

Email: informações@realcolegio.pt

SITE: www.realcolegio.pt

CA

Colégio de Alfragide

Rua Ribeiro de Vasconcelos, Alfragide
2720-506 Amadora
Tel.: 214 715 795
Fax.: 214 714 961

EMAIL: ext-alfragide@mail.telepac.pt

SITE: www.colegioalfragide.grupolusofona.pt

EAC

Externato Álvares Cabral

Estrada Benfica 628
1500-108 Lisboa
Tel.: 217 609 287/88 – 218 168 095/96
Fax.: 217 606 975

Email: extrenatoalvarescabral@sapo.pt

SITE: www.externatoalvarescabral.pt

ECL

Escola de Comércio de Lisboa

Rua Vice-Almirante Augusto Castro Guedes, 51
1800-341 Lisboa
Tel.: 218 540 240
Fax.: 218 534 843

Email: geral@escolacomerciolisboa.pt

SITE: www.escolacomerciolisboa.pt

ECP

Escola de Comércio do Porto

Rua do Rosário, 174-176
1800-341 Porto
Tel.: 222 071 530
Fax.: 222 087 293

Email:  luisapinto.ecp@mail.telepac.pt

SITE:  www.ecpescolacomercioporto.pt

EMP

Externato Marquês de Pombal

Rua Morais Soares, 93
1900-342 Lisboa
Tel.: 218 168 080/81/2
Fax.: 217 606 975

Email: ext.maquespombal@mail.telepac.pt

SITE: www.externatomarquespombal.pt

EPET

Escola Profissional de Estudos Técnicos

Estrada de Benfica, 628
(junto à Igreja de Benfica)
Tel.: 213 110 991/92

Email: informacoes@epet.pt

SITE: www.epet.pt

INAE

Instituto de Aprendizagem e Ensino

Estrada de Benfica, 628
1500 – 108 Lisboa
Tel.: 21 764 76 06

Email: inaegeral@gmail.com

SITE: www.inae.pt

INETE

Instituto de Educação Técnica

Travessa da Escola Araújo nº15
1150-141 Lisboa
Tel.: 213 110 991/92

Email: rumo@inete.pt

SITE: www.inete.pt

Internacional

ULCV

Universidade Lusófona de Cabo Verde

Chã de Cricket, Ex-Zona Militar,
Mindelo, Cabo Verde
Telef.: 00238 2315015

Email: info@ulusofona.edu.cv

SITE: www.ulusofona.edu.cv

IEG

Instituto de Educação em Gestão Maputo

Av. Mao Tse Tung nº 1137 a 1159
Telef.: 823 014 919 / 846 596 272 / 214 304 66

Email: ieg.sdg@gmail.com

SITE: www.ieg.co.mz/

ULG

Universidade Lusófona da Guiné

FAP

Faculdade Paraíso

Rua Visconde de Itaúna
2671 – Paraíso – São Gonçalo – RJ
Fone:(21) 2604-5666

EMAIL: informacoes@faculdadeparaiso.edu.br

SITE: www.faculdadeparaiso.edu.br

FMS

Faculdade Mário Schenberg

Estrada Municipal do Espigão, 1413
Km 21 Raposo Tavares – Granja Viana –
Cotia – São Paulo
Fone: 4613-6200

EMAIL: informacoes@fms.edu.br

SITE: www.fms.edu.br

CMS

Colégio Mário Schenberg Brasil

Estrada Municipal do Espigão, 1413
Km 21 Raposo Tavares
Granja Viana – Cotia – São Paulo
Fone: 4613-6200

Email: informacoes@marioschenberg.com.br

SITE: www.marioschenberg.com.br

Contactos

ISUPE - Instituto Superior Politécnico de Humanidades e Tecnologias - Ekuikui II

Av. Rei Ngeleo (rua do Hospital Central)
Bairro de Fátima
Huambo, Angola

(+244) 937 635 968

(+244) 926 808 946 (WhatsApp)

isupe.ekuikui2.sacademicos@gmail.com

Pedido de Informação