Apresentação
HISTÓRIA
O projecto de criação de uma instituição de ensino superior no Huambo surgiu aos seus promotores nos primeiros anos do século XXI e foi concretizada junto do então Ministério do Ensino Superior da Ciência e Tecnologia, em 2009.
O Instituto Superior Politécnico de Humanidades e Tecnologias – ISUPEKUIKUI II é, de acordo com a lei, titulado por uma sociedade denominada SOLPREC – Sociedade Lusófona de Promoção do Ensino e da Cultura, Limitada, entidade jurídica de direito angolano, legalmente constituída a 2 de Março de 2005, matriculada no 3º Cartório Notarial da Comarca de Luanda, com pacto social publicado no Diário da República n.º 57, IIIª Série, de 13 de Maio de 2005, e sede na Av. Rei Ngeleo, Bairro de Fátima – Huambo
A SOLPREC, Lda. é uma sociedade, que integra capital angolano e português, associada ao “Grupo Lusófona”, maior grupo de ensino privado português.
O ISUPEKUIKUI II é, assim, a única instituição de ensino superior angolana com ligação directa e exclusiva a um grupo de ensino universitário português – o Grupo Lusófona.
O ISUPEKUIKUI II foi a primeira instituição, no âmbito do ensino superior privado, a funcionar na província do Huambo.
Os diplomas legais, que autorizam o funcionamento do ISUPEKUIKUI II e de aprovação dos seus cursos são os seguintes:
- Decreto Presidencial n.º 47, de 4 de Julho de 2011, Despacho n.º 82/17, de 24 de Fevereiro;
- Decreto Executivo n.º 222/17, de 17 de Abril.
O ISUPEKUIKUI II começou por leccionar 6 (seis) cursos, tendo, em 2012, aumentado para 11 (onze), e, no ano seguinte, para 13 (treze) cursos, cujo número e designação se mantém, sem prejuízo de actualizações efectuadas nos planos de estudos de alguns deles.
Em matéria de graus académicos, onze cursos conferem o grau de licenciatura; dois cursos são bi-etápicos, conferindo o grau de bacharelato e licenciatura.
Aguarda-se o deferimento de 2 (dois) cursos de mestrado, cujo início de funcionamento se prevê ocorra no próximo ano lectivo de 2019.
MISSÃO
A missão do ISUPEKUIKUI II é investir num processo de ensino e aprendizagem, que capacite os seus alunos, para responderem às necessidades e expectativas do mercado de trabalho e da sociedade em geral, com competências para formular, sistematizar e socializar conhecimentos nas áreas em que serão formados.
O ISUPEKUIKUI II dedica-se à criação, transmissão e difusão de ciência, tecnologia e cultura, realizando-os pelo ensino, investigação e prestação de serviços nos seus vários domínios científicos e tecnológicos, sempre numa perspectiva interdisciplinar, em ordem ao desenvolvimento económico e social da República de Angola, especialmente da região onde se insere – o Huambo.
Os órgãos do ISUPEKUIKUI II laboram de forma continua no processo de ensino e de aprendizagem, sobretudo ao nível das iniciativas académicas, que desenvolve, para aumentar a qualidade do ensino, e, assim, dotar os alunos de um conjunto de ferramentas indispensáveis, para responderem às necessidades e expectativas do mercado de trabalho.
O ISUPEKUIKUI II, enquanto agente promotor de educação, prossegue uma política rigorosa, sólida e organicamente articulada com o seu Projecto Educativo, pretendendo ser uma referência para o ensino superior na Província do Huambo e no país. E, nesta medida, as relações dinâmicas que estabelece com a comunidade, em geral, e com o mercado de trabalho, em particular, são anunciadoras da importância do papel social do ISUPEKUIKUI II, bem como do seu campo de actuação.
A importância da Educação para o desenvolvimento de uma sociedade deixa ao ISUPEKUIKUI II a difícil tarefa de colmatar a crescente necessidade de profissionais qualificados na província do Huambo, através de uma aposta forte no ensino superior, assente no equilíbrio entre o desenvolvimento técnico e humanístico e a visão sistémica do estudante, mas que não descura a investigação, nem a prestação de serviços à comunidade, com vista a agilizar a integração dos futuros diplomados no mercado de trabalho.
O processo formativo deve, pois, abranger uma série de compromissos com a realidade social já que o formando, enquanto sujeito, participa na sua construção qualitativa, ao mesmo tempo em que, assumindo o exercício profissional, acaba por contribuir para a resolução dos problemas locais e regionais.
Para realizar esta missão o ISUPEKUIKUI II parte do pressuposto que, enquanto agente promotor de ensino superior, deve ser possuidor de uma política de graduação rigorosa, sólida e articulada organicamente a um projeto de sociedade orientada para as múltiplas e redobradas exigências do século XXI.
VISÃO
A estrutura organizacional do ISUPEKUIKUI II propõe-se implementar, desenvolver e melhorar de forma permanente a qualidade e o rigor pedagógico e científico do ensino ministrado, em ligação crescente entre o ensino, a investigação e a extensão, de modo a que a instituição venha a ser reconhecida pelos estudantes, pelas famílias, pelas organizações públicas e privadas e pelo público em geral, como a melhor instituição de ensino superior politécnica privada da província do Huambo, em matéria de rigor, transparência e qualidade de ensino e dos seus licenciados.
OBJECTIVOS
A consolidação do Projecto Educativo do ISUPEKUIKUI IIestá patente quer na qualidade do ensino que oferece, quer na excelência do quadro de professores especializados, de forma constante preocupados com a atualização dos conteúdos programáticos e das bibliografias, ao que se alia a forte aposta na melhoria e adaptação das infraestruturas do Institucional e na abertura para a discussão de propostas enquadradas no Plano de Desenvolvimento.
O ISUPEKUIKUI II rege-se pelos princípios da construção do saber, da flexibilidade curricular e da interdisciplinaridade, como pilares essenciais para a aquisição de aprendizagens significativas, contribuindo para a autonomia intelectual e profissional. Desse modo, o ISUPEKUIKUI II articula a qualificação técnica com a qualificação social e reafirma a sua missão na produção e na difusão do conhecimento, assim como o compromisso com o avanço e as transformações da realidade local e nacional.
Para o efeito, o ISUPEKUIKUI II segue uma política que aposta na valorização constante dos seus recursos humanos e materiais, consubstanciando este propósito na qualidade dos seus profissionais e dos seus formandos, bem como na excelência das instalações que oferece, as quais têm a dignidade de um campus universitário comparável aos campus semelhantes existentes na Europa e nos E.U.A.
O ISUPEKUIKUI II pretende conquistar a excelência na educação, pelo que a comunidade académica, especialmente os gestores da SOLPREC, tudo fazem no seu dia-a-dia para tornar possível a concretização destes ideais.
Neste contexto, o ISUPEKUIKUI II, na prossecução dos seus objectivos, tem os seguintes princípios fundamentais:
- Assegurar uma formação humana, cultural, profissional, científica e técnica, de acordo com os melhores padrões internacionais;
- Organizar cursos conducentes à obtenção dos graus académicos de bacharelato, licenciatura, mestrado e doutoramento, nos termos da Lei;
- Desenvolver atividades de investigação científica, tecnológica e de inovação;
- Promover atividades de ensino, extracurriculares e de formação profissional;
- Promover a extensão universitária, numa perspetiva de prestar serviços à comunidade e de valorização recíproca;
- Conservar e valorizar o seu património científico, cultural, artístico e natural;
- Promover o intercâmbio cultural, científico e técnico com instituições congéneres nacionais e estrangeiras e demais instituições vocacionadas para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia;
- Contribuir, no seu âmbito de atividade, para a cooperação internacional e aproximação entre os povos;
- Manter a independência em relação a qualquer força ou instituição política, social, económica ou religiosa;
- Atribuir graus e títulos académicos;
- Conceder certificados e diplomas;
- Atribuir graus e títulos honoríficos;
- Conceder equivalências de estudos, para integração curricular de candidatos provenientes de outras Instituições de Ensino Superior do País e do exterior;
- Promover a mobilidade académica dos docentes, investigadores, técnicos administrativos e discentes, a nível nacional e internacional;
- Garantir a liberdade académica, a criação científica, cultural e tecnológica;
- Promover o espírito empreendedor na estruturação dos planos curriculares na formação por si ministrada;
- Promover e acompanhar a inserção e a carreira dos diplomados no mercado de trabalho.
ORGANIZAÇÃO
A primeira responsável pela criação, funcionamento e desenvolvimento do ISUPEKUIKUI II é a sua entidade instituidora – a sociedade Solprec, Lda – associada ao grupo de Ensino Lusófona.
Os órgãos executivos do ISUPEKUIKUI II são o Presidente, coadjuvado por por Vice-Presidente para a área científica e pós-graduação e Vice-Presidente para a área académica.
Os órgãos colegiais do ISUPEKUIKUI II são os seguintes:
· Conselho de Direcção
· Conselho Científico
· Conselho Pedagógico
· Comissão de Auto-avaliação
· Comissão Institucional Acesso ao Ensino Superior
A unidade orgânica base da estrutura do ISUPEKUIKUI II é o Departamento, o qual agrega os cursos em funcionamento, por áreas de conhecimento.
São órgãos de apoio à atividade académica:
· Centro de Investigação e Inovação
· Departamento da Gestão da Qualidade
· Departamento da Extensão Universitária
· Revista Científica – REME
· Biblioteca
· Secretário-geral